Sistema Operacional Software Livre e Software Proprietário
Conforme o texto de Ferreira Sistema Operacional é um conjunto de programas que servem para, comunicar, organizar e gerenciar os comando enviados para o “hardware”. Estes programas são divididos em Software Livre e Software Proprietário. Porém vale destacar que Software Livre nem sempre é um programa gratuito. A diferença entre eles é:
Software Livre são os programas que o usuário tem acesso ao “Código Fonte”, ou seja, pode “conhecer as características” do programa.
Software Proprietário, diferente do Software Livre tem o “Código Fonte Fechado” assim o usuário não tem acesso as características do programa. Ele se caracteriza pela necessidade do pagamento de uma licença, assim o uso destes programas dependem do que esta estabelecido pela empresa que o criou. Sendo assim é ilegal instalação ou cópias (pirataria) de Software Proprietário. No Brasil a lei 9609/98 e 9610/98, pune com com prisão e multa quem usa ilegalmente estes software.
Ferreira condena o uso de o uso de Software Proprietário por “sua política abusiva de renovação constante de licenças e renovações de hardware” (FERREIRA, (ano). p. 03)
Ser usuário de Software livre, além da vantagem de econômica, não há possibilidade de pirataria. O uso destes programas é cada dia mais freqüente, especialmente em empresas. Precisamos nos adaptar a essa nova realidade que contribuirá para a inclusão digital e acabará com o superfaturamento de empresas como a Microsoft.
Referências
Texto. http://www.coladaweb.com/informatica/sisopera.htm. Acesso em: 05/12/2008 as 11h30m.
FERREIRA, Viviane Bessa. Administração em Redes Linux.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário